É muito importante que os idosos pratiquem atividade física e interajam com outras pessoas. A dança é uma boa opção, pois a prática é muito prazerosa e proporciona inúmeros benefícios a todos em todas as faixas etárias. A socialização e a alegria da dança ajudam a melhorar o humor e a prevenir problemas de saúde, como a depressão.
A dança melhora o equilíbrio, a flexibilidade, alonga e exercita os músculos, melhora a capacidade cardiorrespiratória, o reflexo, a qualidade do sono, estimula o convívio social, etc. Embora a atividade física seja fundamental na vida de qualquer ser humano, muitas pessoas não gostam de praticar exercícios físicos com frequência. Mas se você quer evitar o sedentarismo, a prática da dança é uma excelente opção, e pesquisas demonstram isso. A melhoria da qualidade de vida do praticante é significativa. Além disso, a dança ajuda a manter o controle do peso, pois na terceira idade é comum o aumento do peso corporal.
Mas esses não são os únicos benefícios para quem costuma se movimentar ao ritmo da dança. A prática também contribui para um melhor condicionamento físico e mental, elevando também a autoestima. Dançar contribui para mudanças significativas no comportamento dos praticantes, os quais se tornam menos tímidos e aprendem a ter mais confiança em si próprios. A dança ajuda a manter o cérebro em plena atividade, melhorando a coordenação motora e a concentração. Lembrando que a dança é uma atividade artística, mas também é uma forma de atividade física. Portanto os interessados em praticá-la, antes de iniciarem, deverão se submeter a exames médicos para saber se estão aptos.